Coordenador : Márcia Maria e Silva
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390133.2199.281815.24022023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos, ex-alunos e professores ( da educação superior e da educação básica).
Local de atuação: As atividades serão realizadas no âmbito da Universidade Federal Fluminense de modo presencial e/ou on line. Os trabalhos poderão ser videogravados, especialmente reuniões e planejamento e eventos concernentes organizados a partir do projeto. Esse material poderá ser disponibilizado no canal do youtube FEUFF e/ou na Unitevê (UFF).
Objetivo
São objetivos do Projeto Jornada de Monografia: 1. Promover a socialização de pesquisas dos estudantes de graduação em andamento e já concluídas, bem como o debate sobre questões do âmbito educacional em extensão aos segmentos sociais, em especial aqueles em que se realizam ou realizaram as pesquisas. 2. Estabelecer interações entre outras Unidades da UFF, onde se formam professores e gestores em educação, conforme se dá no curso de pedagogia da UFF Niterói. 3. Oportunizar e socializar processos de orientação coletiva, relatos de experiência, que valham como conhecimento para que os estudantes que estão em processo de escrita monográfica se sintam encorajados e ancorados para o desenvolvimento do seu trabalho; da mesma maneira empoderar os que já concluíram seus trabalhos monográficos a compartilhá-los de modo a perceberem seu alcance e a sua relevância para o campo educacional. 4. Fazer cumprir o Projeto Político-Pedagógico, ao propor a socialização dos trabalhos monográficos. 5. Acompanhar o cumprimento da Resolução de monografia em vigor desde 2022. 6. Acompanhar os estudantes no processo de vinculação com seu orientador. 7. Dar continuidade no processo de revisão das ementas de Monografia ( II,III,IV). 8. Estabelecer diálogo com professores sobre as práticas de escrita orientadas no âmbito do curso de Pedagogia. 9. Realizar a IV Mostra de Monografia. 10. Realizar a IV Jornada de Monografia. 11. Publicar um livro sobre pesquisas e práticas do Projeto Jornada de Monografia.
Resumo
O projeto Jornada de Monografia 2023 tem o propósito de desdobrar ações internas e externas ao curso de pedagogia da FEUFF (Niterói), abrangendo professores universitários, discentes e egressos do curso de Pedagogia de Niterói, Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE) e professores da educação básica. Tem o objetivo de continuar provocando reflexões sobre os processos de produção científica de estudantes, considerando a escrita acadêmica, em especial a monografia na graduação. Destaca-se o interesse em observar e problematizar as práticas docentes e discentes nesse sentido, além de sistematizar um estudo dos processos de ensino no curso de Pedagogia no que diz respeito à formação do professor pesquisador, tomando como foco seus percursos de produção escrita no curso. Algumas das ações deste projeto são: acompanhamento das vinculações de estudantes a seus respectivos orientadores, articulação da Rede Monografia com os professores interessados em dialogar sobre os temas pertinentes ao projeto, sessões de debate em evento específico sobre Monografia (Jornada de Monografia), pesquisa, mostra de monografias, reuniões de planejamento, publicação de resultados parciais de pesquisa, diálogo com outras licenciaturas da UFF e com as demais unidades que oferecem o curso de Pedagogia ( Santo Antônio de Pádua e Angra dos Reis), conforme interesse dos mesmos.